segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Nosso Lar - Reflita !

Este blog foi criado não só para puplicações de poesias, mas também para discutirmos temas importantes como Sustentabilidade/Meio Ambiente. Hoje enfrentamos no nosso Planeta um grande problema. O texto abaixo é o início de um artigo que estou escrevendo sobre Meio Ambiente e o Catolicismo ( poderia ter escolhido qualquer outra religião. Mas foquei na Católica por ser a que mais conheço e ainda ser a que tem o maior número de seguidores no Brasil).  Pretendo demonstrar como a religião pode ajudar a incucar o estilo de vida sustentável em todas as camadas socias e faixas etárias. Digo isso, pois é fácil uma criança "aprender" que o planeta corre risco, que temos que cuidar do lixo da água etc. porém com uma pessoa de mais idade isso já é mais complicado. E através da religião consegue-se alcançar todas as camadas sociais e faixas etárias. É só o início. Ele é muito grande, quem se interessar eu posso enviar por e-mail. Fez parte de uma monografia minha e será base para meu projeto de mestrado...


Enfrentamos neste início de século XXI uma crise de paradgmas. Crise essa sem precedentes na história da humanidade. Ao contrário de outros momentos turbulentos, pelos quais nosso planeta passou, como por exemplo as guerras sempre presentes em nossa história,onde por vezes povos e  nações lutavam entre si, agora é a raça humana como um todo que luta, ou pelos menos deveria estar lutando, pela sua não extinção. O inimigo a ser vencido desta vez somos nós mesmos, seres humanos, único animal racional, mas que apesar disto vem destruindo seu habitat natural, que é o planeta Terra, em escala avassaladora.
Conforme comenta o historiador Eric J. Hobsbawm em seu livro “ A era das Revoluções”, o mundo até o século XVII tinha sua população concentrada majoritariamente no meio rural, onde viviam 90% à 97% das pessoas. Com o advento da Revolução Industrial houve uma rápida mudança neste cenário, acarretando o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos e o consumo cada vez maior dos recursos naturais necessários para a manutenção deste novo modelo de produção e de vida, evoluindo até o que Karl Marx veio a chamar de modo de produção capitalista, que conhecemos e vivemos nos dias de hoje, onde o bem estar social e ambiental não vem em primeiro plano e sim os interesses das classes dominantes.
A teologia como espaço educativo pode e tem contribuindo muito para a mudança deste cenário, pois o discurso religioso chega a diferentes camadas e classes sociais. Essa preocupação Ambiental tem sido demostrada pela Igreja Católica, não como o modismo da sustentabilidade que vem servindo de discurso para várias empresas, que na verdade só querem se valer do dito “marketing verde” para aumentar seus lucros; mas sim como uma preocupação real em  manter viva toda a criação de Deus. Como exemplo podemos citar a campanha da Fraternidade que é realizada anualmente pela Igreja e a cada ano tem um tema diferente, no ano de 2007 o tema foi abordado a questão da  Amazonia, assim como a questão dos recursos hídricos que também já fora abordada anteriosmente. Além de vários outros documentos do Vaticano, onde se expressa a preocupação da Igreja Católica em preservar a vida. Pois conforme consta na Bíblia, no livro dos Genesis, Deus criou o homem a sua imagem para que ele reinasse sobre toda  terra. Tendo autoridade sobre todos os animais e plantas para assim garantir sua hegemonia e existência. Isso ao longo do tempo foi sendo distorcido e pode levar a própria raça humana à extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário